Conheça os

personagens

coruja.png
porco.png
galo.png

Virso

Virso é peão de estância, auxilia o Chiru Velho nas lidas campeiras. Entende bastante do recado, mas vive metendo os pés pelas mãos. Não tem parentesco com os outros, apareceu um dia na fazenda e foi ficando, como agregado. Antigamente era regra da boa hospitalidade receber bem os gaudérios, sem nunca lhes perguntar sobre sua vida e procedência. É o eterno noivo da prenda Juracema, mas não é fácil lhe colocar o buçal.

virso.png

Chiru Velho

Mestre tradicionalista, vaqueano experiente, doutor em lidas campeiras. Não há situação em que já não tenha se metido, envolvendo tradições, história e folclore do Rio Grande do Sul. Adepto ao sistema antigo, é muito respeitador da sua prenda, Dona Palometa. Índio velho com cara de brabo, mas no fundo um grande bonachão.

chiru velho.png

Palometa

Esposa do Chiru Velho, está quase sempre cozinhando, tratando as galinhas ou envolvida com atividades da casa, o conheceu nos campos de trigales na Argentina, e veio para o Brasil ainda muito jovem. Sempre lidando com as trampolinadas do Chiru Velho, formam um casa perfeito.

palometa.png

Juracema

Ela é filha do seu Adeodato e da dona Tênia, que são da Serra da Costela, na Paraíba. Juracema é gaúcha, nasceu aqui porque os pais trabalhavam em um circo, e após isso fixaram residência no Rio Grande do Sul.
Chinoca, pinguancha, trigueirinha, sempre envolvida em romantismos e planos para o futuro casamento com Virso, que conheceu em um Baile de Mariquinha. É dama de companhia de Dona Palometa, mas nunca demonstrou aptidão para a cozinha. Embora se vista de prenda, ainda está sempre aprendendo as coisas da nossa cultura.

Juracema.png
Chumim.png

Chumim

Trovador imbatível, aparece sempre observando as confusões causadas pelo Virso e o Chiru Velho, e ajudando nas lidas de campo. Baseado em uma figura da vida real, o negro escravo Chico de Mellho, de apelido Pai Chunin (com dois enes), que viveu em São Luiz Gonzaga nos anos 1800. Apareceu pela primeira vez em uma charge do jornal A Notícia, em 16/03/1995, mas foi batizado como "Chumim" em 2008. 

Adeodato Severino

Adeodato Severino Lumbricoides da Rosa é um cola fina e no campo mal se vira. Preocupado com Juracema, que pelo Virso só suspira, está de olho nesse peão e o traz na alça de mira. 

21248178_1108871842579634_85423782066269

Dona Tênia

Dona Tênia é dama fina e uma boa pessoa, afinal com a Dona Palometa troca receitas, coisa e tal. Faz gosto da filha e o Virso mesmo ele sendo um bagual. 

Flato, O Cavalo

Cavalo crioulo, batizado "Flato", é descendeste do cavalo de Bento Gonçalves, segundo ele mesmo. Seguidamente é criticado pelos outros bichos por sua amizade com os homens. Como foi o primeiro personagem da tira, podemos dizer que "tudo começou com um cavalo"... 

tênia.png
cavalo flato.png

Porco

Batizado "Bento Leitão de Los Libres", nasceu nas Missões, e é adversário ferrenho do Chiru Velho. Leva ao pé da letra o lema "não podemos se entregar pros home". É o mais inteligente dos bichos, e também mais esperto que os homens. Exerce uma liderança natural sobre o bicharedo, e sua principal estratégia é sempre saber tudo o que se passa com os humanos da fazenda. 

Sem Título-1.png

Coruja

Em gauchês, corujudo é um sujeito muito bom no que faz. E o nosso Dr. Coruja é médico, psicólogo, juiz ou qualquer profissão que exija sabedoria e responsabilidade. Está sempre aconselhando e "freiando" o Porco mas empreitadas, para evitar problemas com o Chiru Velho. 

coruja_edited.png

Galo

Galo missioneiro, comparsa do Porco nas traquinagens. Malandro, às vezes tem dificuldades em acordar de madrugada e cantar. Não é muito chegado à rinha de galo, uma vez o Porco perdeu todo seu dinheiro apostando nele. Seu nome verdadeiro é Pedro, mas só é chamado assim pela(as) esposa(as). 

Galo.png

Vaca

A vaca é bicho útil, por ela o touro se derrete. Tri importante na fazenda, por vezes até pinta o sete. Passa o tempo ruminando e não tá mascando chiclete.  

vaca_edited.png
e dura a vida no campo estudio detalhes.