A paz



O pessoal do “É Dura a Vida no Campo” ainda é do tempo em que o Natal era principalmente a celebração do nascimento de Cristo, ainda não havia o vezo mercantilista de hoje. Ainda assim o Chiru Velho preocupa-se com uma lembrança para dar à Chirua no dia 25 de dezembro. Dona Palometa faz um pedido singelo: a PAZ. As mulheres gaúchas conviveram durante centenas de anos com escaramuças que seguidamente tiravam os homens de casa, e viviam à espera de tempos mais amenos, onde pudessem contar com toda a família no lar.


Para ilustrar, lembramos a Guerra Guaranítica (1750-1756), a Guerra dos Farrapos (1835-1845), A Guerra contra Rosas (1851 a 1852), a Guerra do Paraguai (1851-1870) a Revolução Federalista (1891-1893), a Revolução de 1923, a Revolução de 1930. Embora os homens gaúchos gostassem das peleias, para as mulheres eram tempos difíceis, de esperas e angústias. Então nada mais natural que o desejo de PAZ.


No caso específico de Dona Palometa, missioneira e são-luizense, é provável que ela tenha feito parte do grupo de “piedosas senhoras” que, lideradas pelo monsenhor Estanislau Wolski, padre da época e vigário da paróquia, construíram a Gruta Nossa Senhora de Lourdes em 1926, para cumprir uma graça alcançada: em 1924 São Luiz foi palco da revolução chefiada por Luiz Carlos Prestes, transformando a cidade em seu quartel general por mais de dois meses. A promessa foi de que se não houvesse derramamento de sangue na chegada das tropas legalistas contra a Coluna Invicta, fariam construir uma ermida (assim mesmo!) ou gruta, na parte mais alta da cidade. Isso está no livro "São Luiz, Nossa Terra, Nossa Gente" do Seu Pedrinho Marques dos Santos (p.147). Como as tropas comandadas por Prestes furaram o bloqueio das tropas leais ao governo e se refugiaram na Argentina e, daí, rumaram para a Bolívia, a promessa foi cumprida e a gruta, construída (texto de Sávio com a colaboração de Ivone Ávila, professora e membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Luiz Gonzaga).


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo